Livros

Livro Fragmentos do Quotidiano

2021

A Man at Sea


Na sua tradução para inglês O Arrais tornou-se A Man at Sea, mas o seu conteúdo continua a demonstrar que o Mar é uma outra coisa. Não se vive nele com pressa nem se sobrevive a ele com medo. E ninguém sabe isso melhor que os Homens do Mar que navegam por águas tantas vezes revoltas sem saber se de lá saem incólumes ou se esses mesmos mares serão afinal a sua derradeira morada. A vida no Mar é hostil, dura e perigosa. Ainda assim estes bravos Homens quando obrigados a ficar em terra sentem-se como peixes fora de água. Aquela vida entranha-se pela sua pele e parece que deixam de saber viver quando não estão na faina. É vê-los fitando o Mar com olhares perdidos. E que coragem e que loucura é que leva um Homem a, perante um Mar revolto, se enfiar por ele adentro em embarcações que comparativamente à dimensão dos oceanos mais não parecem que diminutas cascas de nozes? O Arrais é uma história ficcionada mas ainda assim tão rente da realidade quotidiana destes Homens e com descrições contemplativas de beleza e harmonia que permitem encontrar Poesia onde antes, por mais insistentes olhares que deitássemos a essas vidas, víamos apenas aspereza e agruras. A escrita de Alves dos Santos neste O Arrais envolve o leitor, transportando-o para a vida das personagens, numa transparência íntima e em ambientes de céu e luz que se vão alterando passo a passo como se fosse o balanço do Mar. Este é um livro que é também, claramente, uma sentida homenagem do Autor a todos os Homens do Mar e em particular aos de Machico, a sua terra.

O Livro de Todos os Pecados

2019

O Livro de Todos os Pecados


A história do pecado está indissociavelmente ligada à história da própria humanidade e revela-se, de uma forma ou de outra, nos textos sagrados de todas as principais religiões. A doutrina cristã, por exemplo, é particularmente extrema e afirma, na sua conceção do pecado original, que na sua génese o homem é pecado.

Mas o que é o pecado afinal?

Por definição é uma ação deliberada contra as leis divinas mas, ao longo dos tempos, foi usado pelos poderes instalados como uma forma de tentar controlar a sociedade e condicionar as suas ações. Muitas vezes com objetivos meritórios - quem se atreveria a questionar a bondade da lei supostamente divina que determina que o homem não deve matar outros homens? - mas que, com demasiada frequência, teve na prática efeitos absolutamente nefastos.

N'O Livro de Todos os Pecados Alves dos Santos regressa à Poesia e propõe-nos, em relação a esta temática do pecado, um novo paradigma que tem tanto de divergente como de desafiante. Em onze partes distintas o autor apresenta-nos o Homem como um ser com uma predisposição natural para o Amor. Um Amor por vezes egoísta, tantas vezes incompreendido, nem sempre correspondido e raramente vivido na sua plenitude. Mas ainda assim Amor.

Um Amor que parte da inocência, mas que, nas suas deambulações através da essência da realidade humana, tem a capacidade de nos arrastar Inferno adentro ou elevar-nos a um Paraíso que tem tanto de desejado como de efémero.

Ao folhear este livro o leitor será levado por uma viagem de um Herói poético, capaz de cometer todos os pecados apenas para não cometer o único verdadeiro pecado. Atreva-se a fazer esta viagem que tanto nos lança na incerteza existencial como nos liberta para vivermos a Vida e o Amor o melhor que pudermos e soubermos.

Livro Fragmentos do Quotidiano

2018

Fragmentos de lo Cotidiano


Fragmentos de lo Cotidiano es una obra poética que se aferra a nuestra vida cotidiana contemporánea, frecuentemente trivial, frenética, inconsecuente, inconexa, y, a través de las palabras poéticas e inspiradoras de Alves dos Santos, que nos transforman en viajantes de los terrenos desconocidos de la esencia humana y nos fuerzan a confrontarnos con nuestros miedos y a irrumpir alma adentro para descubrir nuestras verdades más profundas y nuestros secretos mejor guardados, recobra otra dimensión donde la propia existencia deja de cuestionarse y en la que nuestra presencia hoy, aquí, ahora, es imprescindible en nuestra andadura para alcanzar la plena realización, que sólo a través del más genuino y auténtico Amor se puede consubstanciar.

Livro O Arrais

2017

O Arrais


O Mar é uma outra coisa, não se vive nele com pressa nem se sobrevive a ele com medo. E ninguém sabe isso melhor que os Homens do Mar que navegam por águas tantas vezes revoltas sem saber se de lá saem incólumes ou se esses mesmos mares serão afinal a sua derradeira morada.

A vida no Mar é hostil, dura e perigosa. Ainda assim estes bravos Homens quando obrigados a ficar em terra sentem-se como peixes fora de água. Aquela vida entranha-se pela sua pele e parece que deixam de saber viver quando não estão na faina. É vê-los fitando o Mar com olhares perdidos.

E que coragem e que loucura é que leva um Homem a, perante um Mar revolto, se enfiar por ele adentro em embarcações que comparativamente à dimensão dos oceanos mais não parecem que diminutas cascas de nozes?

O Arrais é uma história ficcionada mas ainda assim tão rente da realidade quotidiana destes Homens e com descrições contemplativas de beleza e harmonia que permitem encontrar Poesia onde antes, por mais insistentes olhares que deitássemos a essas vidas, víamos apenas aspereza e agruras.

A escrita de Alves dos Santos neste O Arrais envolve o leitor, transportando-o para a vida das personagens, numa transparência íntima e em ambientes de céu e luz que se vão alterando passo a passo como se fosse o balanço do Mar.

Este é um livro que é também, claramente, uma sentida homenagem do Autor a todos os Homens do Mar e em particular aos de Machico, a sua terra.

Livro Fragmentos do Quotidiano

2016

Fragmentos do Quotidiano


Fragmentos do Quotidiano é uma obra poética que agarra no nosso quotidiano contemporâneo, frequentemente trivial, frenético, inconsequente, desconexo, e através das palavras poéticas e inspiradoras de Alves dos Santos, que nos transformam em viajantes dos terrenos desconhecidos da génese humana e nos forçam a confrontarmo-nos com os nossos medos e a irrompermos alma adentro para desvendarmos as nossas mais profundas verdades e os nossos segredos mais bem guardados, ganha uma outra dimensão onde a própria existência não é mais questionável e a nossa presença hoje, aqui, agora, é imprescindível no nosso percurso para alcançarmos a nossa realização plena, que apenas através dos mais genuínos e autênticos Sentimentos se pode consubstanciar.

Livro Poemas de Amor e Outros Labirintos

2014

Poemas de Amor e Outros Labirintos


Alves dos Santos é um viajante da alma, um bravo explorador dos enredos humanos e ardente conquistador dos terrenos desconhecidos. Nas suas palavras encontramos a beleza de um âmago em efervescência, uma mescla de ar puro com aromas vulcânicos, mas sobretudo o retrato de um homem que vive em conluio com a descoberta, com a verdade e acima de tudo com a vida.”, Tristão de Andrade.